Transportadores reforçam a luta contra a dengue em Campo Grande

terça-feira, 15 de dezembro de 2015 às 10h46

O prefeito de Campo Grande Alcides Bernal lançou na manhã deste sábado (12) o mutirão contra o mosquito Aedes aegypti onde contará com 10 caminhões cedido pela Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Mato Grosso do Sul), duas pás carregadeiras da Seintrha(Secretaria de Obras) para a retirada de materiais que acumulam água e são criadouros do mosquito Aedes aegypti. O lançamento ocorreu no Parque Jaques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. ”Nossa equipe está trabalhando desde o primeiro momento. Os agentes de saúde e epidemiológico estão trabalhando nos bairros. Esse ato de hoje e para chamar a atenção da sociedade para participar dessa guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Hoje contamos com a parceria do Setlog, Exército Brasileiro e agora da Policia Civil por meio da Delegacia de Crimes Ambientais que esta conosco. Todos os trabalhos estão sendo feitos nos sete distritos e nos bairros onde o Liraa apontou mais incidência do mosquito”, explica o prefeito.

O prefeito conta que primeiro temos que conscientizar a população que estamos em uma guerra contra o mosquito transmissor da dengue e também da febre chikungunya e zika vírus. ”O Poder Público está fazendo sua parte. E agora estamos chamando a sociedade para nos ajudar. Já temos a parceria do Exército, o Poder Judiciário já nos deu o alvará para poder entrar nos imóveis fechados. Agora estamos atrás de mais parcerias com o Crea, CAU, Creci. Estamos pedindo para as imobiliárias que também façam sua parte deixando o imóveis para venda e aluguel limpos para não serem criadores da larva do mosquito”, argumenta Bernal.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, a guerra contra o mosquito tem que ser travado por todos. Ele comenta que sozinho ninguém vai conseguir vencer o Aedes aegypti, mas com parceria e o empenho da população a epidemia pode ser minimizada. “Nos não podemos deixar que vidas se percam, onde o vilão está nas nossas próprias casas. Com ajuda de todos vamos vencer essa epidemia de dengue”, comenta.

O capitão do Exército, Fábio Barbosa, explica que o Exército está empenhado no combate ao mosquito Aedes aegypti e estão atuando em toda a cidade em prol da saúde da população. “ Nossa Luta é contra o mosquito para defendermos a nossa cidade das doenças que ele causa”, argumenta.

Já o delegado titular da Decat(Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) Wilton Vilas Boas de Paula, contou que a Polícia Civil também é parceria no combate ao mosquito Aedes aegypti conscientizando e orientando e caso haja necessidade intervindo energicamente com as pessoas que impedirem o trabalho de combate ao mosquito.” A Policia Civil é parceria e vai atuar energicamente com as pessoas que impedirem o trabalho de combate a dengue”, explica.

O secretário da Semadur(Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) Rui Nunes, avalia que o mutirão é muito importante para o combate ao mosquito e que a Semadur fará o que for possível para ajudar nesse combate com orientações aos donos de imóveis na Capital. “ A Semadur esta orientados os donos dos imóveis para deixarem limpos para não se tornarem criadores do mosquito e caso não haja ajuda dos proprietários a Semadur está multando no valor de R$ 1,3 até 7 mil para que não esteja mantendo limpos seus imóveis”, orienta.

Ação nos bairros

O coordenador da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais da Sesau, Alcides Ferreira, explicou que a escolha no bairro Moreninhas e em razão do grande número populacional na região e que durante vistorias foi constatados bastante entulho e lixo em determinados locais o bairro. Ele comenta que o mutirão será realizado nos fins de semana no período da manhã. Ferreria argumenta ainda que o mutirão será realizado nos dia 12, 13, 18, 19 e 20 de dezembro.

Segundo ele, no primeiro momento foi feito o mutirão nas Ruas Tinguaçu, Oxossi, Argirita, no bairro Moreninha 3 , próximo ao parque Jacques da Luz. No próximo fim de semana acontecerá na Avenida Filinto Muller, fundo do residencial Parati, na Rua Marques de Herval- no corredor do bairro Nova Lima-, e no Gal Alberto Carlos Mendonça, no bairro Santa Emilia.

O aposentado Aldo Firmino dos Santos, 64 anos, aprova esse mutirão que esta acontecendo próximo a sua casa no bairro Moreninha 3.” Sempre vejo as pessoas jogando lixo aqui do lado. E não adianta falar que não pode, mas com esse mutirão vão limpar essa área aqui que é grande e com certeza vai diminuir os mosquitos”, conta.

Já a dona de casa Mariene Ferreira Villalba,35 anos, que stá grávida de sete meses, comenta que tem muito medo das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e vendo o mutirão contra a dengue se sente mais protegida. “ Eu vendo esse mutirão acontecer me deixa mais aliviada. Eu estou grávida tento deixar meu quintal limpo sempre converso com minhas vizinhas para não ter dengue, mas nesses terrenos aqui próximo as pessoas jogam lixo. Com esse mutirão e certeza que vai diminuir os mosquitos. Me sinto um pouco mais aliviada”, comenta.

Dados epidemiológicos

De acordo com a Sesau, do dia 27 de janeiro a 11 de dezembro foram 8.903 notificações deste total, 3.819 casos confirmados de dengue, cinco com dengue grave e três mortes em decorrência da doença. Com relação à chikungunya, neste mesmo período ocorreram 87 notificações, com dois casos confirmados (importados). Quanto ao zika vírus, o levantamento feito pela Sesau revela 96 casos investigados com suspeita da doença, nenhum caso ainda foi confirmado.

Assista na íntegra a reportágem sobre o multirão aqui.

Fonte: PMCG

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre-se e receba as melhores notícias em seu e-mail:

É rápido. Cadastre-se agora!

Classificados

SETLOG MS | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Rua General Paulo Xavier,165 | Chácara Cachoeira - CEP: 79040-540
Campo Grande - Mato Grosso do Sul | Fone/Fax: (67) 3342-4144
contato@setlogms.org.br

Desenvolvido por: Youzoom