Nota Pública: ABTC defende medidas urgentes na BR-163

segunda-feira, 06 de março de 2017 às 08h49

A ABTC (Associação Brasileira de Logística e Transporte de Carga) se solidariza com os mais de 5 mil caminhoneiros parados nas últimas semanas na BR-163 - segunda rota mais importante para escoar a safra agrícola mato-grossense -, devido às más condições da rodovia e defende medidas urgentes no local.

“Apesar da situação climática ser ruim, sabemos que a falta de investimento e de pavimentação no local já dura mais de 20 anos. Entendemos que o péssimo estado da BR-163 é um dos principais fatores que geram risco para o transporte. Por isso, cobramos providências emergenciais, tanto por parte do governo federal, quanto da concessionária responsável pela rodovia”, ressalta Pedro Lopes, presidente da ABTC.

Para o presidente da Associação, todos os agentes envolvidos precisam assumir a sua responsabilidade. “Esse não é um problema só dos caminhoneiros, mas dos embarcadores, do governo, das concessionárias e de toda a sociedade. Todos precisam se unir para enfrentar essa situação”, conclui.

A Associação está acompanhando de perto esse cenário lamentável que atinge os trabalhadores e suas famílias e busca junto aos órgãos responsáveis soluções imediatas para o ocorrido.

Como uma das ações da ABTC, o presidente da Associação participará de reuniões na próxima semana, na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e na Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), para propor a criação de um grupo paritário de trabalho, que represente a sociedade organizada, para acompanhar as intervenções do Ministério dos Transportes e das concessionárias na solução do problema.

Presidência da ABTC

Brasília, 03 de março de 2017