Transporte acompanha PIB em queda

sexta-feira, 03 de junho de 2016 às 09h59

Demanda por transporte recuou 7,4% (Foto: Radar Nacional)

O setor de transportes é um dos responsáveis pela queda do PIB (Produto Interno Bruto), de acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Dados divulgados na terça-feira, 1º, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam recuo de 5,4% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2015.

Trata-se do oitavo resultado negativo nessa base de comparação. No trimestre imediatamente anterior – outubro, novembro e dezembro de 2015 – houve recuo de 0,3%. Transportes, armazenagem e correio tiveram queda de 7,4% no primeiro trimestre em relação aos três primeiros meses do ano passado. O IBGE avalia que esse resultado do setor foi puxado, principalmente, pela contração das atividades de transporte e armazenamento de cargas.

Transporte e logística, atividade meio, foram diretamente impactada pela forte redução em outros setores da economia. A indústria sofreu retração de 7,3% com o impacto mais forte na transformação, de 10,5%. A explicação é que foram produzidos menos veículos, equipamentos, máquinas, móveis, produtos metalúrgicos, entre outros. A indústria extrativa mineral sofreu queda de 9,6%, puxada pelo resultado das atividades de extração de minérios ferrosos e de petróleo e gás.

Outro setor abalado pela economia fraca foi a agropecuária, com desempenho negativo de 3,7%, por conta da menor produtividade de culturas relevantes.

Os brasileiros também estão consumindo menos em razão da inflação crescente, juros altos, redução de crédito, desemprego e diminuição da renda.

No primeiro trimestre do ano, a despesa de consumo das famílias caiu 6,3%. Foi o quinto trimestre seguido que todos os componentes da demanda interna apresentaram resultado negativo. 

Fonte: Radar Nacional

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre-se e receba as melhores notícias em seu e-mail:

É rápido. Cadastre-se agora!

Classificados

SETLOG MS | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Rua General Paulo Xavier,165 | Chácara Cachoeira - CEP: 79040-540
Campo Grande - Mato Grosso do Sul | Fone/Fax: (67) 3342-4144
contato@setlogms.org.br

Desenvolvido por: Youzoom