Encontro de Universidades discute implantação da RILA

terça-feira, 24 de outubro de 2017 às 22h05

Dorival de Oliveira representou o Setlog-MS no encontro da rede universitária da Rila (Foto: Setlog MS)

O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS (SETLOG-MS), Dorival de Oliveira, participou nesta terça-feira, 24, do I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana, onde participam Universidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. O evento teve início nessa segunda-feira, 23, e segue até amanhã, 25, na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). O objetivo do Seminário é discutir os “Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas” relativas à implantação  do Corredor Rodoviário que ligará o Mato Grosso do Sul aos portos do norte do Chile.

Durante a mesa sobre "A Rede Universitária da Rota Biocânica e o Setor  Empresarial", Dorival fez a apresentação do vídeo da II Expedição da Rila, que aconteceu nos dias 25 de agosto a 2 de setembro na qual um comboio formado por 28 caminhonetes Amaroks e 70 empresários e autoridades fizeram o traçada da atual rota. Ele falou que a iniciativa privada precisa do apoio de órgão públicos e de toda a sociedade para a efetivação desse projeto  que beneficiará todos os envolvidos.O reitor da UEMS, Dr. Fábio Edir do Santos Costa coordenou os trabalhos.

A mesa, contou ainda  com a participação do analista de transporte e infraestrutura do DNIT, Ricardo de Mello Scaliante, que falou sobre o processo de construção da ponte Bi-nacional que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta. Além do acordo bilateral entre Brasil e Paraguai será preciso elaborar um EVTA (Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental. É nesse contexto que a rede de universidades poderá colaborar, subsidiando estudos socioeconômicos necessários para subsidiar a viabilidade do projeto, entre outros pontos.

"O SETLOG-MS é parceiro de primeira hora e fundamental na sustentação das atividades da Rota. É essa tripla hélice, que envolve empresários, universidade e setor governamental, que vai conseguir concretizar a implantação desse projeto. Costumo dizer que somos provocados por eles, no bom sentido, e isso mexe com as instituições para que possam promover nas discussões, as reais necessidades das populações. E ficamos muitos orgulhos de poder fazer parte desse projeto", ressalta o reitor da UEMS.

Durante o evento, foi anunciado, ainda,  que o senador por MS, Waldemir Moka já destinou emenda parlamentar, que viabilizará parte dos recursos necessários nas obras.

Participam do encontro 12 instituições de ensino de Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, que estão reunidas com um único objetivo que é o desenvolvimento da Rota de Integração Latino-Americana (RILA). A previsão é de que a Rota seja concluída até 2021.

Fonte: Setlog-MS

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre-se e receba as melhores notícias em seu e-mail:

É rápido. Cadastre-se agora!

Classificados

SETLOG MS | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Rua General Paulo Xavier,165 | Chácara Cachoeira - CEP: 79040-540
Campo Grande - Mato Grosso do Sul | Fone/Fax: (67) 3342-4144
setlogms@setlogms.org.br

Desenvolvido por: Youzoom