SETLOG MS - ATIVIDADES RILA EM BRASÍLIA

sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018 às 14h29

O SETLOG MS, participou nesta semana em Brasília, na sede do Ministério dos Transportes, de reunião para dar continuidade as atividades da RILA – Rota da Integração Latino Americana, que visa implantar em definitivo o Corredor Bioceânico, nesta reunião estavam presentes representantes do Governo Federal, Receita Federal, Aduanas do Brasil e correlatos dos demais países por vídeo conferência.

Dentre os assuntos tratados, está o Controle Aduaneiro que hoje tem um sistema demasiadamente burocrático.  Foram iniciadas as tratativas com os representantes de todos os países envolvidos, com o intuito de providenciar um procedimento único que satisfaça a todos os órgãos intervenientes de comércio exterior.

O Governo Argentino, salientou que deveríamos iniciar as tratativas do ponto que já estavam, todavia o representante Brasileiro pontuou a necessidade de começarmos algo novo, sem vícios e sem tanta burocracia, caso contrário não será possível avançarmos.
O representante do SETLOG pontuou a necessidade de integração das informações, que uma vez disponibilizadas para qualquer dos países, estas sejam disseminadas para os demais automaticamente, sem a necessidade de replicar. Que a plataforma utilizada seja comum e disponível a todos, por exemplo, que o veículo cadastrado no Brasil, para ser utilizado no corredor, já saia habilitado nos demais, bem como a carga, a partir da emissão do manifesto, todas as informações, inclusive as do motorista, estejam disponíveis em todos os pontos de fiscalização, dispensando, desta maneira, o preenchimento de diversos formulários.

A UEMS, grande parceira do SETLOG MS e do RILA, através de seus representantes, também participou da reunião. A Universidade é a criadora do UNIRILA – Rede Universitária da Rota de Integração Latino Americana, que congrega Universidades de vários países da América Latina.

Todos os representantes dos Países envolvidos (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile) participantes da reunião estão convictos que deve-se adotar meios que possibilitem a agilidade na prestação do serviço de transporte rodoviário ao longo do corredor, para garantir que o mesmo seja competitivo e atraente para os usuários.
Ficou acertada que serão discutidas estas proposições com o Governo de cada País, e que na segunda quinzena do mês de março, será realizada nova reunião na cidade de San Salvador de Jujuy ou Salta / Argentina, para dar seguimento as tratativas e apreciação de novas possibilidades que contribuam para a aceleração do projeto e para o cumprimento da Declaração de Brasília sobre Corredores Bioceânicos firmada no dia 21 de Dezembro pelos Presidentes dos Países envolvidos.

Fonte: SETLOG MS

Notícias Relacionadas

Newsletter

Cadastre-se e receba as melhores notícias em seu e-mail:

É rápido. Cadastre-se agora!

Classificados

SETLOG MS | Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS

Rua General Paulo Xavier,165 | Chácara Cachoeira - CEP: 79040-540
Campo Grande - Mato Grosso do Sul | Fone/Fax: (67) 3342-4144
setlogms@setlogms.org.br

Desenvolvido por: Youzoom