Porto de Paranaguá (PR) registra aumento de 20% na movimentação de graneis no 1º trimestre de 2014

(Foto: Fabio Scremim / APPA)

O Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá (PR) apresentou um acréscimo de 20% na movimentação de graneis no período de janeiro a março deste ano. O volume de grãos exportado (soja, milho e farelo de soja) foi de cerca de quatro milhões de toneladas.

A soja em grão foi representada por 2,5 milhões de toneladas exportadas no primeiro trimestre, o que resultou em um avanço de 144% em relação aos primeiros três meses do ano passado. Já o farelo, foram 835,2 mil toneladas exportadas e, de milho, pouco mais de 500 mil.

“Considerando a produtividade que temos alcançado nestes primeiros meses do ano, acredito que passaremos das 17 milhões de toneladas de grãos previstas para este ano”, comenta o superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Luiz Henrique Dividino.

A quantidade de caminhões que chega para descarregar grãos no Porto de Paranaguá também aumentou, e agora está 25% maior do que o que se registrou no primeiro trimestre de 2013.

“Nesse primeiro trimestre, recebemos quase 100 mil caminhões no Pátio Público de Triagem. Apesar desse total representar mais de 25 mil caminhões a mais do que foi recebido no período, no ano passado, continuamos sem registro de filas ou transtornos nos acessos ao Porto, graças ao trabalho em conjunto com os operadores portuários”, afirma.

Fonte: Portal Transporta Brasil