Participação do Governador do Estado e de autoridades marca coquetel da II Expedição da RILA

“Abrir esse corredor é tornar os nossos produtos mais competitivos. Nos últimos anos sofremos um apagão de logística por um equívoco dos governos anteriores, e com essa rota vamos abrir as portas para melhorarmos a nossa competitividade”. A afirmação é do Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja em seu discurso durante o coquetel de lançamento da II Expedição da Rota de Integração Latino-Americana (RILA) nesta quinta-feira (24).

O evento contou com a presença de diversas autoridades que também irão percorrer os trajeto de 2.220 quilômetros até os portos de Antofogasta e Iquiqui no Chile, entre eles o Ministro de carreira das Relações Exteriores João Carlos Parkinson de Castro, o Embaixador do Chile , Jaime Mujica, do Coordenador de Transporte Internacional da ANTT, Marcos Antônio Lima das Neves, Blas Cristaldo, Supervisor do Ministério de Obras e Comunicação do Paraguai, o Reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Fábio Costa entre outros.

Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de MS (Setlog-MS) ,  que organiza pela segunda vez a expedição, é um dos maiores defensores da Rota Bioceânica. Para ele, a RILA abrirá novas possibilidades para as exportações de Mato Grosso do Sul e trará desenvolvimento para o Centro-Oeste. “A viabilidade da rota pelo Pacífico rumo ao mercado asiático, possibilitará uma redução de 6 dias de viagem feitas atualmente pelo Atlântico”, explica Cavol.  Hoje,  o trajeto até a China via Oceano Atlântico leva cerca de 14 dias. Além disso, ele frisa as possibilidades de fomento ao turismo não apenas do estado, mas também para todas as cidades ao longo da rota.

O evento contou ainda com a presença dos Senadores Pedro Chaves e Waldemir Moka, do Deputado Federal Carlos Marun (PMDB-MS), dos secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica), Marcelo Miglioli (Infraestrutura), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Secretário  Municipal de Desenvolvimento Econômico,  Luiz Fernando Buainain,  além de autoridades federais e municipais.

Fonte: SETLOG MS