Mais um ano de trânsito sem fiscalização, caminhões invadem o centro da Capital

Em meio à falta de fiscalização e placas que não informam a permissão de tráfego de caminhões, esses veículos estão invadindo a cidade e causando transtornos ao trânsito da Capital.

Para evitar que situações como a que aconteceu na tarde ontem no cruzamento da Rua Pavuna com a Avenida Ricardo Brandão, quando um caminhão ficou preso sobre o Córrego Prosa por não ter padrões para trafegar na via, a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) promete fechar o cerco para esse tipo de veículo com a criação de um decreto que regulamenta e fiscaliza esse tráfego na
região central de Campo Grande.

O projeto deve ser encaminhado para a Câmara de Vereadores nos próximos 15 dias e, se for aprovado, os condutores terão de pagar multas.

Para o morador de um condomínio que mora em frente ao local de ontem, Jorge Mansur, 73 anos, a situação é comum e gera congestionamentos de mais de meia hora. “É a quarta vez que isso acontece.

Eu mesmo já reclamei para a Agetran. Falei pessoalmente ao Jean Saliba (ex-secretário da pasta), mas nada foi feito”, ressaltou.

Trastorno

Na segunda-feira (16), uma carreta quebrou e deixou parte da pista interditada no cruzamento entre as avenidas Afonso Pena e Calógeras, no centro da Capital.

A assessoria de imprensa da Agetran confirma os pedidos de sinalização nesses locais.Justamente pela falta deles é que não há como multar os condutores dos veículos grandes.

A única medida que um dos 131 agentes de trânsito pode tomar é orientar o responsável do caminhão a sair da área. Para evitar a invasão desses automóveis, a diretora adjunta da pasta, Bárbara Marchesini, argumenta que com o novo decreto
haverá restrição da circulação desses motoristas. “Estamos em fase de revisão da minuta do decreto que vai regulamentar e disciplinar o tráfego na área central”, justifica.

O documento vai, ainda, dividir as áreas em restrição máxima e moderada para esse tipo de veículo,além dos seus horários.”Vamos colocar sinalização para passar essas informações de horário e tamanho do caminhão permitido para cada
via”. O decreto também especificará qual tipo de carga pode trafegar em cada via.”Esse documento é mais abrangente”.

14 minutos de caos

Ontem foi a vez de um caminhão ficar enroscado no cruzamento da rua Pavuna com a avenida ricardo Brandão restrição Na nova legislação que a
prefeitura prepara, a maior restrição de circulação é para os veículos com mais de 14 metros de extensão.Estes não circularão das 6h às 20h. 

Fonte: Correio do Estado