Governador de MS volta a afirmar que queda do diesel só com parcerias

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse, em Brasília, que a proposta de redução do ICMS do diesel no estados só vai ocorrer se tiver compromisso dos empresários em investir  em MS .

“A redução do ICMS do diesel para alguns segmentos, talvez o transporte, pode chegar até 12% (hoje é de 17%); vamos fazer isso com um gatilho, com o comprometimento da classe empresarial em abastecer no Estado”, disse explicando que a proposta é evitar perda de receita: “nós tivemos um grande aumento do valor da pauta do combustível, motivado pela CIDE, pelo próprio aumento em dezembro, e outro, no fim de janeiro. Isso aumentou a receita de ICMS, vamos buscar o equilíbrio de manter a receita de 2014, para que não comprometa a governabilidade”.

Em seguida ressaltou que a proposta será adotada desde que “haja o compromisso dos empresários de abastecer em MS; se você diminuir a alíquota, vai ser mais competitivo e aumentar o consumo. Automaticamente,ocorre a recuperação de receita. Essa equação está sendo desenhada. Nos próximos dias vamos apresentar os quantitativos e qual o valor que vamos diminuir em 2015 e 2016, e o subsídio que daríamos ao setor de transporte para que abastecendo no Estado, tenha um crédito outorgado”.

Reunião

Ontem, o secretário de Fazenda Márcio Monteiro e o presidente do Setlog-MS, Claudio Cavol, estiveram reunidos para falar sobre a queda na alíquota do diesel. O representante dos transportadores disse que o setor defende a redução igual aos índices do PR e de SP, e será parceiro na compra dos combustíveis em postos de MS.

Fonte: Correio do Estado