Obra se arrasta há anos e conclusão do Anel Viário continua sem data

(Foto: Correio do Estado)

Mais uma vez, o prazo para a entrega da etapa final do Macro anel Viário de Campo Grande não será cumprido. Em maio do ano passado, mesmo depois de vários adiamentos para a conclusão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) permitiu à prefeitura que estendesse o prazo de finalização da obra para março deste ano. Mas pelo que apurou, de perto, a reportagem do Correio do Estado, a data não será cumprida novamente. No ano passado, o município – ainda na administração Gilmar Olarte (PP) – corria o risco de perder a verba, já garantida, para o término da obra. Assim, o departamento dilatou o prazo, que está correndo desde então. Pelo andamento dos trabalhos, que foi verificado in loco pela reportagem, um novo prazo será necessário. A empreitada ainda tem dois trechos a serem finalizados, e o mais atrasado é o que liga a MS-010, na saída para Rochedinho, à BR-163, saída para Cuiabá.

Já o trajeto entre a MS-080, na saída para Rochedo, e a MS-010 está praticamente pronto, faltando cerca de um quilômetro para o asfalto ser finalizado. O trecho entre a MS-010 e a BR-163 tem aproximadamente 10 quilômetros, e em alguns lugares o asfalto foi construído, mas pelo desgaste e falta de manutenção, já foi necessário remendo. Além disso, como não há vala para colher a água da chuva, a vegetação invade a pista em alguns locais. Nesta etapa da construção, o maior problema que a empreiteira Anfer, responsável pela obra, deve enfrentar é a erosão que se formou ao longo da futura via. Esse é um problema que deve atrasar ainda mais a conclusão do projeto.

A parte sem asfalto tem pelo menos sete quilômetros, já com terraplanagem e parte da pista aberta. Mas tal serviço para em uma cerca, que parece ser de uma propriedade rural particular. O acesso a esse local só é possível por meio de uma estrada vicinal que foi aberta pela construtora. Este ponto deve ser um dos entraves para que a pista chegue ao outro lado, levando em considera- ção que o município teve problemas com vários donos de fazendas e chácaras, que não aceitavam a indenização proposta. E esse foi um dos motivos apresentados pela Prefeitura de Campo Grande para o atraso da conclusão da obra. O que avançou nesse trecho do empreendimento (entre a MS-010 e a saída de Cuiabá) foi a construção da estrutura de uma ponte de concreto sobre o Córrego Botas, que está pronta para se ligar à futura rodovia.

MS-080 E MS-010

O outro trecho que falta para a conclusão do Macro anel Viário da Capital são os 13 quilômetros que ligam a MS-010 à MS-080. É preciso apenas a pavimentação de cerca de um quilômetro para o asfalto ficar pronto. Conforme apurou a reportagem, há obras em andamento somente nessa área. Aparentemente, a Anfer deve concluir o trabalho em breve. Ainda assim, há problemas no trecho, já que o complemento da obra ainda não foi feito, por exemplo as valas para escorrer a água da chuva e as faixas de sinalização, tanto verticais quanto horizontais. A reportagem do Correio do Estado entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, mas não teve resposta se o município pretende pedir novo prazo para o Dnit para o término da obra, se os valores que foram apresentados no ano passado ainda continuam os mesmos e se já há uma nova previsão para concluir o projeto. O titular da secretaria de obras, Amilton Cândido, também não atendeu às ligações.

BENEFÍCIO

Quando ficar pronto, o Macro anel facilitará o trânsito em Campo Grande, impedindo que as vias urbanas sejam usadas por caminhões de transporte. Hoje, apenas a parte leste do anel está pronta, e liga a região do Distrito de Indubrasil à saída de Cuiabá, faltando apenas os dois trechos que ligarão a saída de Rochedo à saída para Cuiabá, fechando o entorno da Capital. Haverá mais facilidade também para os caminhoneiros, que não precisarão enfrentar o trânsito da cidade e poderão transportar suas cargas de uma saída à outra com mais rapidez.

Fonte: Correio do Estado