(Foto: Correio do Estado)
O Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) analisa hoje o pedido de empréstimo bilionário para a concessionária CCR MSVia. Na última reunião do ano, está na pauta da direção da instituição a aprovação ou não de investimento entre R$ 2,3 e R$ 2,5 bilhões para a empresa que administra a rodovia BR-163, entre Mundo Novo (na divisa com o Paraná) e Sonora (na divisa com Mato Grosso), em Mato Grosso do Sul. Tal investimento integra a primeira fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL), do governo federal, lançado em setembro de 2012. Um ano depois, a CCR MS Via foi definida como a empresa que vai realizar as obras de revitalização e duplicação, além de instalação de pedágios na BR-163.
Na época, a empresa conseguiu empréstimo de R$ 650 milhões junto ao BNDES para iniciar os primeiros trabalhos na rodovia, como estudos e licenças. Conforme o BNDES, se aprovado hoje, parte do empréstimo de até R$ 2,5 bilhões vai ser usado para quitar o primeiro financiamento de R$ 650 milhões, chamado de empréstimo-ponte. O que deve ser aprovado hoje é de longo prazo e deve ser pago conforme a CCR for apresentando ao Banco as medições e avanços das obras e intervenções Fontes do banco informaram que há grandes chances de o empréstimo ser aprovado. A definição sobre a aprovação ou não do financiamento sai apenas no fim do dia, já que a reunião deve durar todo o dia e outros projetos, como as concessões de trechos das BRs-060, 153 e 262, entre Brasília, Goiás e Minas Gerais, administrados pela Triunfo Participações, Concessionária das Rodovias Centrais do Brasil (Concebra), também estão em pauta.
DUPLICAÇÃO
No dia 14 de setembro, a CCR começou a cobrar pedágio em nove pontos da rodovia BR-163. Os valores da tarifa básica para veículos de passeio variam entre R$ 4,70 e R$ 7,20, dependendo da praça. Os veículos comerciais pagam a tarifa básica vezes o número de eixos, conforme a empresa. Tal cobrança só pôde ser iniciada porque houve a duplicação de 10% dos 847 km da BR. Ao todo, cerca de 90 km já estão duplicados. Outros 30 km da rodovia passam por obras de duplicação. As nove praças de pedágio estão instaladas nas cidades de Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes.
Conforme a CCR MSVia, já foram investidos mais de R$ 730 milhões em obras, serviços, equipamentos e mão de obra, que resultaram na redução de cerca de 50% no número de mortes registradas na rodovia. Desde o início dos trabalhos em Mato Grosso do Sul, foram recuperados cerca de 500 quilômetros de pavimento, instalados 4 mil m² de sinalização vertical (placas) e cerca de 255 mil m² de sinalização horizontal (faixas, tachas refletivas e balizadores). Além disso, foram colocados 330 km de cercas e 11 km de defensas metálicas, bem como 115 km de meios-fios revitalizados e 7 mil quilômetros de ciclos de capina e roçada.
Fonte: Correio do Estado