(Foto: bomdiadourados.com.br)
O governador Reinaldo Azambuja vai se reunir no próximo dia 12 com a direção da Rumo Logística para cobrar os investimentos que serão feitos na ferrovia em Mato Grosso do Sul. No dia 22 o último trem de cargas finalizou o trecho Corumbá-Bauru de 1,2 mil quilômetros paralisando o transporte de cargas pela malha ferroviária mais importante do Estado. Além disso mais de 100 funcionários da ALL foram demitidos num processo que deve superar 220 colaboradores, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Ferro viárias de Mato Grosso do Sul e Bauru.
Diante da situação, na quarta-feira, o governador participou, em Brasília, da reunião com diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir as demissões e outros prejuízos da desativação de trechos ferroviários em MS. Em seguida, Azambuja e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Jaime Verruck, reuniram-se com o procurador-chefe do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Victor Santos Rufino.
A preocupação é com o trecho Corumbá – Bauru/SP, que é um importante eixo logístico para escoamento da produção de Mato Grosso do Sul, especialmente para as commodities de minério de ferro, complexo de soja e complexo de celulose, sendo importante também para o escoamento de etanol e transporte de diesel para o Estado.
Recentemente, foi aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a fusão da empresa América Latina Logística (ALL) e da empresa Rumo Logística, para operação das concessões ferroviárias. Entre os trechos ferroviários incorporados está a linha Corumbá/MS a Bauru/SP, a antiga Noroeste do Brasil.
Ontem em coletiva, Azambuja afirmou que o resultado da reunião foi muito positiva. “A ANTT atendeu as nossas solicitações e disse que o serviço terá continuidade. Hoje o presidente da Cade me ligou e disse que conversou com a Rumo/ALL que vai apresentar no dia 12 um panorama de investimentos em MS. Acredito muito na sensibilidade e no diálogo. E com as reuniões de ontem teremos um diálogo com
a ANTT, governo, bancada federal, Cade e Rumo para achar o melhor caminho. Precisamos destes investimentos, da retomada da competitividade da linha férrea. Eu acredito que vamos avançar e melhorar logística de MS” , afirmou.
Ele lembrou que na reunião com a Rumo Logística, o governo pedirá para que sejam apresentados todos os projetos de investimento e a efetivação dos compromissos firmados no acordo de fusão.
O governo de Mato Grosso do Sul solicitou informações à ANTT, como a cópia integral do contrato da ALL, referente à concessão do trecho Corumbá/MS 0 – Bauru/ SP, que tratam dos prazos e investimentos previstos; os investimentos realizados pela ALL nos últimos 5 anos; qual o plano de atividades de investimentos previstos para os próximos 5 anos; quais os itens da concessão original que não foram cumpridos pela ALL e o posicionamento da ANTT quanto aos investimentos não realizados e qual o parecer da ANTT em relação à fusão da ALL e da Rumo.
O governador ainda pediu informações ao Cade, como o plano de atividades definido na fusão pelo Cade, bem como se os parâmetros originais de concessão da ALL foram mantidos na decisão deste órgão; a cópia integral da decisão em relação à fusão da Rumo Logística e da ALL; quais são as restrições aprovadas pelo Cade que garantem o sistema concorrencial na utilização da ferrovia; qual o posicionamento do Cade, em relação a capacidade ociosa nas ferrovias da nova empresa e como a nova empresa deverá manter a realização de investimentos em trechos, por ela considerados deficitários, dado que se constitui em uma concessão de serviços públicos.
Fonte: Correio do Estado