Terminal de Porto Murtinho deve ser reativado em 2015

(Foto: campograndenews.com.br)

O terminal de cargas de Porto Murtinho poderá ser finalmente ativado em janeiro de 2015.  A multinacional Fluvialba, formada pela PDVSA (Petróleos da Venezuela), por meio da sua filial Albanave e pela argentina Fluviomar, que atua no porto de Ladário, é quem deve comandar o porto. O terminal está desativado por brigas judiciais.

O porto tem capacidade de escoar a produção de 200 toneladas de grãos por hora e de armazenar grãos e outros produtos, como cimento, além de importação e exportação de açúcar e fertilizantes.  O porto também pode ser adaptado para o transporte de gado em pé.

De acordo com o prefeito da cidade, Heitor Miranda dos Santos, até novembro a empresa deve concluir o projeto e iniciar as obras; a previsão é de começar a operar já no próximo ano.  O terminal tem armazém para estocagem de 30 mil toneladas de grãos, estrutura para embarque, balança de fluxo, entre outros equipamentos.  “Estamos na expectativa”, frisou o prefeito, que destaca que o porto já foi grande exportador de açúcar e malte. “Com a vinda dos chineses para a indústria em Maracaju, acreditamos que possam ter interesse em implantar unidade também aqui para escoamento de soja”, afirma Miranda.

Histórico

Fundado em 1892, na margem esquerda do rio Paraguai, o porto de
Murtinho cumpriu o importante papel no escoamento da produção de erva mate da fronteira com destino aos mercados da Argentina e Uruguai. Findo o ciclo da erva-mate, o porto foi desativado e a cidade condenada ao ostracismo. Em 2002, o porto foi reativado após investimentos da ordem de R$6,8 milhões em obras de restauração e aquisição de equipamentos. Em 2004, foi paralisado novamente por problemas judiciais.

Fonte: Correio do Estado