Setlog MS, entidades e Governo constroem pauta conjunta para o Seminário da Rota Bioceânica

Governo do Estado e entidades discutem a pauta da reunião sobre a Rota Bioceânica

Nesta sexta-feira (10), em reunião com o Governador do Estado, Reinaldo Azambuja, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística (Setlog MS), Cláudio Cavol, além de representantes da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária), Faems (Federação das Associações Empresarias) e Fiems ((Federação das Indústrias) decidiram em conjunto, elaborar a pauta da próxima reunião da Rota Bioceânica que acontecerá em Campo Grande-MS nos dias 28, 29 e 30 de julho durante o “Seminário do Corredor Bioceânico Rodoviário Brasil, Paraguai, Argentina e Chile”.

“Depois da assinatura do acordo bilateral entre o Brasil e o Paraguai esta semana para a construção da ponte que ligará Porto Murtinho e Carmelo Peralta, o seminário é mais um passo para vermos concretizado esse projeto que mudará a economia do estado e dos países envolvidos”, afirmou Cavol. Para ele, o apoio do setor produtivo em conjunto com o  Governo do Estado, é fundamental para que esse projeto alternativo de saída pelo Pacífico da produção local sai do papel.

Já o Governador Reinaldo Azambuja explicou que o seminário será uma oportunidade para mostrar as potencialidades do estado, ressaltando que há um grande empenho da parte dos ministérios das Relações Exteriores do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile para que o projeto seja viabilizado. “Não tenho dúvida que hoje essa é a única rota viável de saída para o Pacífico que nós temos”, declarou. Ele lembrou ainda da necessidade de se levar em conta os gargalos na parte de logística de transporte nesse projeto.

Na opinião do presidente do Setlog MS, o seminário será de extrema importância para se ter uma visão ampla dos prós e contras para a efetivação desse corredor que trará desenvolvimentos para todos os países envolvidos. “Precisamos conhecer não apenas as potencialidades, mas também as deficiências das regiões por onde passará a rota, para não cometermos erros que poderão comprometer a concretização desse sonho”, afirmou Cavol.

A reunião de hoje contou com a participação do Ministro das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro (via telefone), o governador Reinaldo Azambuja, os secretários estaduais Eduardo Riedel, (Governo e Gestão Estratégica), Ednei Marcelo Miglioli (Infraestrutura) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e os presidentes da Fiems, Sérgio Longen, da Fecomércio-MS, Edison Araújo, da Faems, Alfrendo Zamlutti Júnior, e do SetLog/MS, Claudio Cavol, bem como o diretor da Famasul, Lucas Galvão, representando o presidente Mauricio Saito.

Fonte: SETLOG MS