Anfavea diz que 30 mil funcionários do setor automotivos estão parados

(Foto: plox.com.br)

BRASÍLIA 

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, esteve nesta terçafeira no Senado para falar com o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB¬AL), sobre a conjuntura do setor automotivo. Aos jornalistas, Moan admitiu que há um excedente de pessoal nas fábricas.

“Hoje temos cerca de 30 mil funcionários que não estão trabalhando, seja por férias individuais, férias coletivas, licença remunerada, lay off [dispensa temporária]. Isso dá um retrato da dificuldade que o setor está passando neste momento”.

A Renan, Moan disse que a previsão para este ano é de queda de 20,6% nas vendas e da produção em torno de 19%. Moan afirmou ainda que o setor aposta no lançamento, amanhã, do Plano Nacional de Exportações, um conjunto de medidas para estimular e desburocratizar as exportações do país.

“Nós, da Anfavea, estamos trabalhando junto com o Mdic [Ministério do Desenvolvimento] nesse pacote. Temos certeza de que será um sucesso. A desburocratização, simplificação de processos administrativos e possibilidade de redução de custos podem ser instrumentos de extrema relevância para que o setor possa retomar as atividades”

Fonte: Valor Econômico