ANTT anuncia regulamentação de novas formas de pagamento de pedágio

Nesta segunda-feira (18), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) anunciou uma boa notícia não apenas para o setor de transporte, mas para todos os usuários das BRs sob concessão: a regulamentação para implementar o pagamento de pedágio por meio de PIX, cartões de crédito e débito em todas as praças de pedágio das rodovias federais em todo o Brasil.

Em fase de regulamentação, este movimento surge em resposta à Portaria n° 241, de 6 de março de 2024, do Ministério dos Transportes, que visa promover a diversidade de meios de pagamento nessas áreas.

“Essa mudança vai ajudar os usuários, mas também não podemos esquecer que o Brasil tem um dos pedágios mais caros, por quilômetro, do mundo”, comenta Cláudio Cavol, presidente do SETLOG/MS (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de MS).

Publicada no dia 8 de março no DOU (no Diário Oficial da União), para vigorar é necessária a regulamentação complementar por parte da ANTT, que tem prazo de 90 dias, para garantir a efetivação das diretrizes propostas pelo Ministério dos Transportes.

Assim que forem oficializadas, as informações serão amplamente divulgadas para as concessionárias e para o público em geral, garantindo transparência e facilitando a transição para os novos métodos de pagamento.

Por: Assessoria SETLOG/MS com informações da ANTT
Foto: Divulgação/AESCOM ANTT