Cortes federais impedem governo de pavimentar estradas do Estado

(Foto: Correio do Estado)

Por conta dos cortes nos repasses realizados pelo governo federal e das inúmeras obras que a gestão anterior deixou inacabadas, o governo do Estado ficou sem capacidade de endividamento. Tal situação impede que haja ação efetiva em obras de pavimentação nos mais de 8,7 quilômetros de estradas estaduais que ainda são de terra. Segundo o secretário de obras, Marcelo Miglioli, titular da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a falta de recursos atravancará a ampliação dos 4.406 quilômetros que já são pavimentados. “É difícil fazer um programa de pavimentação sem ter um investimento”, afirmou. O secretário garante, no entanto, que o governo está trabalhando no sentido de conseguir recursos para consolidar ao menos um programa de pavimentação de rodovias até o fim da gestão atual, que se encerra em 2018. Data ou estimativa de recursos necessários somente poderão ser calculadas ao término das obras inacabadas. A única previsão de asfaltamento em rodovia é em trecho de 48 quilômetros relativos à MS-460 e à MS-166, localidade conhecida como Água Fria, em Maracaju, distante 160 quilômetros de Campo Grande.

O número representa apenas 0,5% dos 8,7 mil quilômetros de rodovias não pavimentadas. Esta pavimentação contemplará um trecho total de 48,1 quilômetros entre o entroncamento com a BR-060/MS (Pedra) e a região de Água Fria, na altura do km 14, no município de Maracaju. A MS-166 é uma rodovia estadual sem pavimentação, que interliga a BR- 060/MS até a cidade de Antônio João numa extensão total de 123 quilômetros. O trecho que será pavimentado será de 8,3 quilômetros iniciais, partindo do entroncamento com a BR-060/MS (Pedra) até o entroncamento com a MS-460. A MS-460 é uma rodovia estadual que liga o município de Maracaju ao entroncamento com a MS-166, passando pela região conhecida como Água Fria, numa extensão total de 53,8 quilômetros, tendo seus 14 quilômetros iniciais pavimentados. O trecho que será beneficiado com a pavimentação compreende os 39,8 quilômetros, partindo do final do trecho pavimentado no km 14 até o entroncamento com a MS-166. O investimento previsto para a pavimentação é de R$ 57 milhões, provenientes de recursos próprios e de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A pavimentação está divida em dois lotes, um de cerca de 21 quilômetros e outro de 27 quilômetros, que foram assumidos por duas empresas diferentes. Durante a licitação, realizada pela gestão anterior, 52 empresas apresentaram propostas. O prazo de execução para o serviço é de 18 meses. Conforme o secretário, apesar de o processo licitatório ter ocorrido na gestão anterior, os contratos para a pavimentação da Água Bonita apenas foram publicados no Diário Oficial do Estado nas edições dos dias 22 e 28 de julho deste ano. Até então, as empresas contratadas aguardavam a ordem inicial de serviço. A região que receberá as melhorias é considerada uma das mais importantes do Estado, tem vocação voltada para o plantio de soja, milho e recentemente para a cana-de-açúcar, com a presença de usinas e intenso tráfego de caminhões reboque e semirreboque. O trecho pavimentado facilitará justamente o acesso a uma destas usinas. De acordo com a prefeitura do município, Maracaju tem cerca de 3000 quilômetros de estradas vicinais.

Fonte: Correio do Estado