Ferrovia é prevista em proposta do Paraná

(Foto: agenciat1.com.br)

O deputado Alfredo Kaefer (PR) apresentou proposta de Emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 para construção do trecho ferroviário ligando Maracaju (MS) a Cascavel, Guarapuava e Paranaguá (PR). “O traçado é uma reivindicação da sociedade paranaense e corrige a proposta apresentada no plano de concessões ferroviárias lançado recentemente pelo governo federal, ligando Cascavel/ Mafra/São Francisco do Sul/ Paranaguá” afirma Kaefer. O objetivo do parlamentar com a apresentação da emenda é garantir rubrica orçamentária para a construção e infraestrutura ferroviária até o porto de Paranaguá, garantindo transporte mais rápido e diminuindo desgastes da malha viária. “Com uma linha mais moderna e menos sinuosa, será possível ampliar em oito vezes a capacidade de transporte ferroviário até o Porto, hoje estimada anualmente em 10 milhões de toneladas”, disse.

O Fórum Permanente Futuro 10, que reúne as principais lideranças do Paraná, destinado aperfeiçoar o Plano Estadual de Logística e Transportes do Paraná (Pelp) para o ano de 2035, destaca a prioridade que deve ser dada ao projeto ferroviário entre Maracaju (MS) e Paranaguá, que passa pela Ferroeste. A ferrovia que liga Maracaju a Paranaguá ainda é considerada como a obra preferencial no modal ferroviário, mas permanece no fim da fila dos estudos de viabilidade técnica do governo federal, com a emenda o deputado Kaefer quer mudar esse panorama. O novo traçado atenderá as principais regiões produtoras de grãos do Paraná, em especial as de soja e de milho, e ampliará a velocidade média de transporte de carga, dos atuais 15 km/h para 65 km/h. Além do Paraná e de Mato Grosso do Sul, a construção do novo ramal ferroviário atenderá os estados de Mato Grosso e Goiás, além do Paraguai.

Fonte: Correio do Estado