(Foto: sulnews.com.br)
O governador do Estado, Reinaldo Azambuja, reúne-se hoje em São Paulo com a direção da concessionária Rumo/ALL para cobrar plano de investimentos na ferrovia que liga Corumbá a Bauru, desativada desde o mês passado. A paralisação total do tráfego de cargas pelo trecho de 1.200 quilômetros provocou a demissão de 120 funcionários da empresa.
Ontem o governador afirmou que no encontro vai cobrar, da Rumo para que apresente projeto de expansão da linha férrea no Estado. “Hoje (ontem) eu estive conversando com Júlio Fontana, da Rumo, e vamos nos reunir em SP para que a empresa apresente seu projeto de expansão. Queremos ouvir deles quais os investimentos que serão feitos para a recuperação da malha ferroviária”, frisou Azambuja.
Ele destacou que hoje o grande desafio do Brasil é melhorar a logística. “Precisamos ampliar a competitividade e trânsito de mercadorias internas. No entanto sabemos que as concessões dependem do humor da iniciativa privada, além é claro das instituições financeiras que concederão o crédito como o BNDES, a Caixa. O dinheiro também é vital para estes empreendimentos”, acrescentou.
Ele destacou ainda que MS está fazendo sua parte e o governo pretende implantar um novo modelo de recuperação de rodovias e melhorar o escoamento da produção. “Vamos melhorar inclusive as estradas vicinais que trazem produto do campo para o centro consumidor”, enfatizou
NOVA FERROVIA
A estimativa de investimento na malha ferroviária de Mato Grosso do Sul, prevista no plano de logística do governo federal é de R$ 4,9 bilhões, no trecho que liga Anápolis (GO), Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas, uma extensão total de 895 quilômetros. Nessa obra, a intenção do governo é concluir o corredor Norte-Sul, no trecho sul da ferrovia, e interligá-la com o polo agroindustrial de Três Lagoas. A promessa é de que a concessão aconteça ainda em 2015.
CARGIL
Ontem diretores da esmagadora de soja Cargill de Três Lagoas anunciaram investimento de R$ 250 milhões para dobrar a produção no município. ”A indústria vai dobrar esmagamento de soja. Isso é importante para o futuro de MS, que quer sair de exportador de commodities e ganhar status de exportador de industrializados”, finalizou. Nova ferrovia A estimativa de investimento na malha ferroviária de Mato Grosso do Sul, prevista no plano de logítica do governo federal é de R$ 4,9 bilhões, no trecho que liga Anápolis (GO), Estrela D’Oeste (SP) e Três Lagoas, uma extensão total de 895 quilômetros.
Fonte: Correio do Estado