Lula convida presidente do Paraguai para visitar a Ponte da Integração

Durante a coletiva de imprensa realizada em Brasília na última segunda-feira (15), após a reunião onde foi discutida a tarifa da energia da hidrelétrica binacional de Itaipu, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou o presidente do Paraguai, Santiago Penã para visitarem juntos as obras da Ponte da Integração, em Porto Murtinho.

“Eu quero e convidei o companheiro Santiago Peña para que a gente possa fazer conjuntamente uma visita em Porto Murtinho, para que a gente possa visitar a chamada Ponte da Integração, que vai levar o Brasil e Paraguai a poder chegar em outro continente”, disse Lula.

O convite demonstra o grande interesse do Governo Federal na Rota de Integração Latino-americana (RILA), a Rota Bioceânica que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico pelos portos do norte do Chile, passando pelo Paraguai e Argentina.

No dia 19 de dezembro de 2023, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Transportes, e o Governo de MS assinaram a ordem de serviço das obras de acesso da BR 267/MS à Ponte da Integração no valor estimado de R$ 472 milhões, que terá extensão de 13,63 km.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, que participou da solenidade de assinatura, com estas obras o Brasil cumpre sua parte na efetivação do Corredor Bioceânico. “O projeto é prioridade do Governo Lula e está previsto no Novo PAC. Para MS, a obra é emblemática e reafirma o compromisso brasileiro e do Governo de MS em viabilizar a Rota”, disse Verruck.

Para Cláudio Cavol, presidente do SETLOG/MS (Sindicato da Empresas de Transporte e Logística de MS), esta visita dos dois presidentes consolidará ainda mais as boas relações com o Paraguai e estreitará as relações comerciais com o país vizinho.

“Após a II Expedição da RILA, em 2017, o nome de Ponte da Integração foi sugerido pelo SETLOG/MS e desde então, o Paraguai alavancou as obras de infraestrutura para o sucesso desse corredor. Também registro a satisfação em ver o empenho dos governos federal e estadual nesse projeto tão sonhado pelo SETLOG/MS desde 2012”, lembra Cláudio Cavol.

Por: Assessoria do SETLOG/MS

Foto: Semadesc