(Foto: capitalnews.com.br)
A Minerva Foods comunicou o fechamento da unidade de Batayporã, que abate média de 700 bovinos por dia. Com essa, são 14 plantas frigoríficas fechadas em Mato Grosso do Sul, desde o segundo semestre do ano passado, e, no total, o número de demissões se aproximará de 7 mil. O cenário acentua a trajetória de redução do volume de abates e, por conseguinte, da oferta de carne.
Na nota à imprensa, a Minerva justificou a decisão de fechar a planta de Batayporã como “readequação das operações da companhia no Brasil como forma de obter melhorias de eficiência em rendimento, economia de custos por aumento da otimização da capacidade instalada e incremento de rentabilidade por reequilíbrio geográfico de suas operações”. A empresa também disse, na nota, que “estão garantidos todos os direitos trabalhistas dos funcionários da planta que forem desligados e que não deixará nenhuma pendência financeira com os colaboradores, com o Estado de Mato Grosso do Sul e com a cidade de Batayporã”.
A redução do volume de abates em razão do encerramento da atividade da unidade de Batayporã (são 700 cabeças abatidas diariamente) não afetará a oferta da Minerva. Segundo a empresa, “o encerramento desta opera- ção não acarretará nenhum impacto, pois, neste processo de ajuste operacional, as demandas serão absorvidas por outras unidades”. Além da unidade da Minerva, foram fechadas, desde o ano passado, plantas dos seguintes frigoríficos: Beef Nobre, River Carnes, Uniboi, Canaã, JMJ, Boi Verde, Frialto, Fricap, Frigman e Fribrasil.
Fonte: Correio do Estado