Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, com lideranças do TRC nacional. (Foto: Setlog/MS)


O Ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira e o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins Filho, convidados de honra do almoço-palestra promovido pelas entidades representativas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), compareceram ao evento nesta quarta-feira (19) em Brasília, onde um dos principais temas das discussões foi a Reforma Trabalhista.
Atentos, os ministros ouviram o pleito de representantes do TRC de todas as regiões brasileiras. O Ministro Ives Gandra, se mostrou favorável ao negociado sobre o legislado e admitiu que alguns pontos da Reforma Trabalhista precisam de flexibilização, sem contudo, retirar direito dos trabalhadores.
Cláudio Cavol, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS (SETLOG-MS), um dos coordenadores do Grupo Transportando Ideias (GTI) e do evento, lembrou ao ministro as inúmeras condenações absurdas sofridas pelo Setor Produtivo por parte da Justiça do Trabalho e que contribuem para piorar o quadro de recessão econômica. “Temos vários casos em que não foram levadas em consideração nos processos, provas documentais consistentes e em que foram privilegiadas as testemunhas do próprio reclamante”. A postura sensata e franca do Ministro do TST causou uma ótima impressão em todos os presentes, que saíram renovados e esperançosos do encontro.
Ronaldo Nogueira, também favorável a Reforma Trabalhista, defendeu as reformas empreendidas pelo Governo Federal que, na sua opinião, sem elas, o Brasil terá muita dificuldade para sair do subdesenvolvimento. Ele ressaltou a necessidade de modernizar a CLT e adequar as leis à realidade do País.
Segundo Cavol, os dois ministros foram escolhidos para o encontro por serem influenciadores diretos nas soluções trabalhistas entre empregados e empregadores. Para ele, os dois dias de intensos trabalhos em Brasília foram muito positivos e lembra que o apoio de todos os empresários do setor é fundamental nesse momento para garantir as mudanças que o Brasil precisa. “A Frente Parlamentar do TRC (Frenlog) visa fortalecer o Setor e mudar o ambiente totalmente hostil às empresas nesse momento. Precisamos da participação efetiva de todos os transportadores para promover as mudanças que o Brasil e o TRC necessitam nesse momento”, finalizou.
Fonte: Setlog/MS