Movimentação nos portos brasileiros cresce 5% no 2º trimestre de 2014

(Foto: Portal Transporta Brasil)

Os portos organizados e terminais de uso privado do Brasil movimentaram 244,2 milhões de toneladas brutas no segundo trimestre deste ano, o que representou um crescimento de 5% em relação ao segundo trimestre de 2013. As informações fazem parte do balanço da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

No total, houve um aumento de 11,6 milhões de toneladas movimentadas. Nos portos organizados, o acréscimo foi de 2,6% no segundo trimestre de 2014 ao comparar com o mesmo período do ano passado, enquanto nos terminais de uso privado o crescimento foi de 6,4%, na mesma base de comparação.

Os incrementos mais significativos foram observados no minério de ferro, principal produto da pauta de exportações brasileiras, movimentando 6,9 milhões de toneladas, com crescimento de cerca de 8,8%, e combustíveis, que movimentaram 4,5 milhões de toneladas, um aumento de 9,4%.

De abril a junho de 2014, foram movimentados 2,3 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas, 4,8% mais do que no mesmo período de 2013. Em termos de peso bruto, a movimentação de contêineres atingiu a marca de 24,7 milhões de toneladas no trimestre.

Fonte: Portal Transporta Brasil