As obras devem começar ainda no terceiro trimestre deste ano, e depois de concluídas, a administração do porto estima que a atual movimentação de 500 mil TEUs (unidade padrão de contêineres de 20 pés) poderá subir para 2 milhões.
Em relação ao montante previsto, os acionistas (grupo Battistella, Aliança Navegação e Logística, Logz Logística Brasil) ainda definem a formatação mais adequada para captar recursos.
Para possibilitar a expansão da capacidade, o projeto de ampliação prevê a abertura de um pátio de 450 mil m² e berço de atracação de 1.200 metros. O complexo operacional contará com novos equipamentos, o que inclui oito portêineres, que são guindastes que movimentam os contêineres no cais.
O pedido para ampliação de Itapoá foi protocolado na Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) no final do ano passado e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) já respondeu positivamente.
Em operação há dois anos e meio, o porto já é o segundo porto catarinense em movimentação de cargas em contêineres. Até dezembro de 2013, 1.146 navios atracaram na unidade. No ano passado, 486,7 mil TEUs foram escoados, o que significa um aumento de 70% sobre 2012.
Fonte: Portal Transportadora Brasil