Presidente do Setlog/MS faz sobre vôo no local onde será construída ponte internacional

Sobre vôo teve como objetivo ver parte da rota que passará pelo chato paraguaio. (Foto: Setlog MS)

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas de MS (Setlog/MS), Cláudio Cavol, fez um sobre vôo sobre o local onde será construída a ponte internacional que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai, obra orçada em R$ 116 milhões. “Além de conhecermos in loco o lugar onde será construída a ponte também pudemos observar parte dos 244 quilômetros de rodovias que ligarão Carmelo Peralta a Loma Plata, que estão no trecho da Rota Bioceânica que ligará o Brasil aos Portos do Chile”, explica Cavol.

Segundo ele, o objetivo da viagem foi dar continuidade às ações que estão sendo articuladas entre os dois países para a efetivação do corredor. “Fomos recebidos pelo vice-prefeito de San José, Julian Ortiz, que se mostrou muito entusiasmado com as novas possibilidades de incrementos para a economia local que a rota trará para a região”, afirma.

Desde que tomou posse em 2013, Cavol relançou a idéia da construção da Rota de Integração Latino Americana (RILA), corredor que possibilitará uma saída para os portos do Pacífico da produção brasileira, além de estreitar laços político, econômicos e sociais com os países vizinhos. Sendo assim, o Setlog/MS já encabeçou três expedições para se certificar da viabilidade do projeto. “Hoje, o traçado mais viável do ponto de vista logístico e do empenho das autoridades, é o que passará por Porto Murtinho, Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia y Pozo Hondo (Paraguai); Misión La Paz, Tartagal, Jujuy, Salta, Sico y Jama (Argentina) aos portos da região de Antofagasta e Mejillones e ainda de Iquique e Arica”, garante.

Pelos cálculos do Governo do Estado, a rota deverá ser aberta até 2021 e possibilitará uma economia de 30% no custo do transporte de soja e milho pelos portos chilenos.




Fonte: Setlog MS