Gerente Distrital de Vendas da Empresa Chrysler, Gilson Almeida e o presidente do SETLOG-MS Claudio Cavol.


O presidente do SETLOG-MS (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado de Mato Grosso do Sul), Claudio Cavol, esteve em São Paulo esta semana, na sede da empresa Chrysler Group do Brasil Comércio de Veículos Ltda, localizada na Vila Olímpia, para apresentar o Projeto RILA 2015 (Rota Integração Latino Americana), que busca rotas alternativas de transporte até portos localizados no Oceano Pacífico, por onde é possível escoar a produção do setor agrícola, além de possibilitar o aumento das exportações de diversos produtos.
O Gerente Distrital de Vendas da Empresa Chrysler, Gilson Almeida ficou entusiasmado ao fazer analise detalhada do Projeto Rila 2015, sinalizando a possibilidade de viabilizar financeiramente a aquisição do Chrysler Jeep aos participantes da comitiva rumo ao Perú no Rila 2015.
“A ideia este ano é atrair mais participantes e para atingir nosso intuito precisamos de uma montadora de veículos que nos ofereça qualidade e preço, mas sobretudo acredite na viabilidade do RILA, não só enquanto projeção e marketing, mas como uma alternativa real de viabilizar exportação de produtos brasileiros por via terrestre atravessando a América Latina, até os Portos que ofereçam melhores condições técnicas para embarque destas cargas”, destacou Claudio Cavol.
Sobre o RILA I e RILA 2015
Organizada pelo SETLOG-MS a primeira expedição foi realizada em 27 setembro de 2013 e teve duração de 11 dias entre viagens e reuniões. Na época, partiu de Campo Grande (MS) uma frota de 30 camionetes, com a participação de 93 pessoas, reunindo integrantes da Famasul, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS), autoridades do Poder Judiciário e políticos, além de outras 17 empresas.
O percurso de 5.000 km teve início em Campo Grande, prosseguindo até Corumbá (MS) onde adentrou na fronteira com a Bolívia, passando por Santa Cruz de La Sierra e La Paz, atravessou os Andes até chegar ao norte do Chile, onde foram realizadas visitas técnicas aos modernos portos de Arica e Iquique.
A comitiva saiu de Iquique com destino à Argentina em Jujuy e depois a Assuncion no Paraguai, onde foram recebidos pelo presidente Horácio Manuel Cartes, passando depois por Pedro Juan Caballlero, retornando a Mato Grosso do Sul pelo município de Ponta Porã no Sul do Estado, até chegar a Capital.
Esse trajeto, batizado de Rota da Integração Latino-Americana (RILA I), reduz 12 dias em distância marítima se comparado a Santos (SP) ou Paranaguá (PR), segundo estimativas do SETLOG-MS.DE acordo com os cálculos o custo do transporte rodoviário, esse corredor permitirá a redução de 20% dos custos com o transporte, o que impactará numa economia de 6 a 7% do valor das exportações das commodities agrícolas.
No dia 23 de novembro do ano passado, foi percorrida uma segunda rota em fase experimental, para conhecer a viabilidade operacional de transporte na Rota Sul, trecho que fará parte do RILA 2015. A saída foi de Campo Grande, passando por Porto Murtinho, Paraguai, Sul da Bolívia, Norte do Chile, chegando ao Sul do Peru onde foram visitados os Porto de Ilo e Matarani na cidade de Molendo.
O retorno foi pela cidade de Cuzco (Perú) seguindo pouco mais de 1600 Km até chegar a Rio Branco no Acre. A viagem teve intuito de avaliar a viabilidade operacional de como estão estas estradas, para que se possa traçar um mapeamento real com alternativas diferentes para saída e entrada de produtos no Brasil por estas rotas. Incluindo avaliação de distância para abastecimento, segurança nas estradas, hotéis e restaurantes, e outros aspectos econômicos que podem ser positivos para criar uma sistemática de exportação por estas vias.
Fonte: Assessoria de Imprensa Setlog – MS