Início das obras do acesso rodoviário da Rota Bioceânica – Investimento de R$ 472 milhões para fortalecer a conexão entre BR-267 e Ponte Internacional sobre o Rio Paraguai

A imponente obra estrutural que assinala o portal de entrada da Rota Bioceânica, representada pelo acesso rodoviário de 13 quilômetros conectando a BR-267 em Mato Grosso do Sul à ponte internacional sobre o Rio Paraguai, está prestes a iniciar. Hoje (16), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Superintendência Regional no Mato Grosso do Sul, publicou no Diário Oficial da União o aviso de homologação e adjudicação RDCI Nº 362/2023-19, determinando o vencedor da licitação para a construção do acesso à ponte sobre o rio Paraguai, entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta. O investimento totaliza R$ 472.410.911,22 (Quatrocentos e setenta e dois milhões, quatrocentos e dez mil, novecentos e onze reais e vinte e dois centavos).

O Consórcio PDC Fronteira, composto pela Construtora Caiapó e pelas empresas DP Barros – Pavimentação e Construção e Paulitec Construções, assumirá a responsabilidade pela execução da obra. Este grupo será encarregado de desenvolver os projetos básicos e executivos de engenharia, além de conduzir a implementação e pavimentação do acesso à ponte internacional sobre o rio Paraguai, o contorno rodoviário de Porto Murtinho na BR-267/MS e o centro aduaneiro de controle de fronteira. O prazo estabelecido para a conclusão das obras é de 26 meses.

De acordo com Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), este é um processo de extrema relevância para o Governo do Estado, com o respaldo do Governo Federal. Verruck, que recentemente participou de reuniões em Brasília com o governador Eduardo Riedel, o ministro dos Transportes Renan Filho e a ministra do Planejamento Simone Tebet, destacou que a obra compreende o Contorno Rodoviário Norte em Porto Murtinho/MS com o acesso à Ponte Internacional Brasil/Paraguai e as instalações aduaneiras para o Centro Integrado de Controle de Fronteira, na rodovia BR-267/MS. A construção terá início no quilômetro 678.10, estendendo-se até o km 691.20, totalizando 13,10 km.

Além disso, está planejada a construção de um Centro Integrado de Controle de Fronteira, com os custos divididos igualmente entre o acesso e o Centro Alfandegário. “O Governo Federal designou a obra como prioritária no Novo PAC, lançado pelo presidente Lula. Isso evidencia que o Governo brasileiro priorizou um investimento de suma importância. Esta é a grande obra de infraestrutura do Governo brasileiro dentro da Rota”, ressaltou Verruck.

Sobre o prazo de execução, o secretário adiantou que a conclusão está prevista para o início de 2026. “A ponte está mais adiantada, com 40% da obra realizada, e deve ser entregue até o segundo semestre de 2025. Quanto ao acesso, nossa previsão é que esteja finalizado no primeiro semestre de 2026, o que não interfere no cronograma oficial de inauguração da Rota”, concluiu.