Após atravessar o rio Paraguai, a expedição que percorre a Rota da Integração Latino-Americana (RILA) chega em Loma Plata, no coração do Chaco Paraguaio. Loma Plata é uma localidade do Paraguai, Departamento de Boquerón. Possui uma população de 5.500 habitantes. Sua economia é baseada na indústria, agricultura e pecuária e fundada por grupos menonitas.
O termo menonitas, vem do nome de Menno Simons, pastor holandês, precursor dos Batistas, dos Menonitas e dos irmãos Menonitas, que eram pessoas que dedicavam sua vida a Deus através do protestantismo, movimento que veio depois da Reforma Protestante.
Esta área é conhecida por sua sólida base econômica nas áreas de indústria, agricultura e pecuária, sendo abastecida principalmente por produtos da indústria paraguaia.
O presidente do Setlog MS, Claudio Cavol, teve agenda com o Governador do Departamento de Boquerón Walter Aloisius Fernando Stockl Nopper na Cooperativa Chortitzer com a presença do presidente da cooperativa, Ronald Reimer que nos forneceu uma apresentação institucional da cooperativa.
A Cooperativa Chortitzer Lda. foi formalmente criada em 1962. É responsável pelo desenvolvimento socioeconómico de cerca de 7017 membros, prestando-lhes todos os serviços nas áreas da produção, transformação e venda de produtos no mercado local, nacional e internacional. Ela dispõe de uma vasta gama de serviços, incluindo um gabinete de crédito ao desenvolvimento, supermercados, compra e venda de animais, importação e exportação, fábrica de rações, fábrica de transformação de leite e carne, oficinas e explorações leiteiras.
Ronald se vê animado com o desenvolvimento na região de Boquerón onde já se é possível verificar aumento dos preços, estrangeiros de toda parte do mundo visitando a região, assim como os expedicionários da RILA 2023 que foram com objetivo de compra e venda na região. Ele acredita que é necessário o câmbio de conhecimentos em prol do desenvolvimento social e econômico coletivo.



