Na rota para o Pacífico, Porto Murtinho abre oportunidades de investimento para setor privado

O município de Porto Murtinho, que será a porta de acesso do Brasil ao mercado asiático por meio do Oceano Pacífico, já é uma das principais cidades que fazem parte da Rota de Integração Latino-Americana (RILA), a Rota Bioceânica. Local onde está sendo construída a ponte internacional que ligará Murtinho a Carmelo Peralta (PY), é hoje um dos municípios que mais recebe investimentos do Governo do Estado de MS em infraestrutura e logística.

No início da semana, uma importante reunião na qual o governador Eduardo Riedel recebeu o prefeito, Nelson Cintra, pontuou as prioridades, entre elas o asfaltamento e recapeamento dos bairros Dom Pepe e Salim Cafure, equipagem do Hospital Municipal Oscar Ramires Pereira, balizamento do aeroporto, iluminação de acesso a BR-267 e recursos para a realização de duas festas tradicionais, o Rodeio e o Festival do Chamamé.

Atualmente, o Governo do Estado mantém obras com investimentos de R$ 72,6 milhões em Porto Murtinho, especialmente nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

Setor privado
Com esse boom de desenvolvimento, o município tem atraído novos empreendimentos e investimentos também do setor privado, empresários que estão atentos à perspectiva de crescimento da cidade com a Rota Bioceânica. Neodi Vicari, fundador do Grupo Mécari, é um deles.

Neodi Vicari participou das três Expedições da Rila do Setlog/MS

Após receber o convite do presidente do SETLOG/MS, Claudio Cavol, para participar desde a primeira Expedição da RILA, Vicari não perdeu a oportunidade e consolidou a construção do Estacionamento de Triagem Murtinho (ETM), que foi inaugurado em 2020 e tem capacidade para 400 carretas. Atualmente, a área conta com um restaurante, um posto de combustíveis e uma lotérica. São mais de R$ 30 milhões em investimentos e geração de pelo menos 70 empregos diretos.

“Participar das expedições foi um aprendizado muito grande e ajudou muito na definição do nosso empreendimento. Conversamos com empresários de outros países e agora vamos buscar novos contatos com comerciantes e indústrias para ver o que podemos vender para lá e o que podemos trazer para cá”, comenta o empresário.

Para o presidente do Setlog/MS, Claudio Cavol, o exemplo de Vicari mostra como as Expedições da RILA são importantes para indicar os potenciais da rota e nortear os setores público e privado sobre as oportunidades de crescimento.

Por: Setlog/MS com informações do Governo de MS

Foto Capa: Divulgação ETM Murtinho