Seminário apresenta oportunidades da Rota de Integração Latino Americana (RILA)

O Governo Regional de Tarapacá (Chile) promoveu nesta terça-feira (9) em Campo Grande (MS)  um seminário onde foi apresentado às autoridades brasileiras e à iniciativa privada, as oportunidades que a RILA oferece na região do Norte do Chile. O evento contou com a presença do Governador de Tarapacá, José Miguel Carvajal e do Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel que celebraram a declaração de estados irmãos entre as duas regiões.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck explicou que o Governo de Tarapacá entendeu o papel fundamental que ele tem nesse acesso do Brasil, Paraguai e Argentina aos portos Chilenos e, consequentemente, aos Mercados Asiáticos. “Eles tomaram a iniciativa de ter um escritório aqui em Campo Grande e trazem hoje a possibilidade de uma Zona Franca, demonstrando os investimentos que eles vão fazer, pois a estrutura portuária hoje não comporta o aumento de carga e trazem a notícia de ampliação de um novo porto para que os empresários possam ver o desenvolvimento das atividades lá”, disse o secretário.

Na ocasião foi apresentado também o programa Pro Chile, do Governo chileno, com escritório em São Paulo, que tem como objetivo apoiar os exportadores do país a abrir novos negócios pelo mundo.

Para Cláudio Cavol, presidente do Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística de MS) o setor tem grande interesse nesse corredor e vê essas iniciativas como oportunidades para os empresários ampliarem seus negócios. “Desde 2012, o Setlog/MS viu que seria viável esse corredor Bioceânico, mas que é necessário ainda muito empenho dos governos dos países envolvidos para resolver as questões aduaneiras, a fim de diminuir o tempo dos trâmites burocráticos, grande gargalo na logística ainda hoje para agilizar as exportações”, disse.

Além de Cavol, também representando o Setlog/MS, estiveram presentes o Diretor Otávio Luiz Rodrigues, Vagno Durães Otacio e o gerente-executivo, Dorival de Oliveira.

Texto e Fotos: Ascom SETLOG/MS