Cláudio Cavol, presidente do Setlog MS. (Foto: Setlog MS)
Após o anúncio da renegociação da dívida de Mato Grosso do Sul com o Governo Federal que permitirá uma economia de R$ 650 milhões nos próximos seis meses, o Governador Reinaldo Azambuja prometeu, além de investimentos em áreas essenciais como melhorias nas rodovias, saúde e educação, aliviar a carga tributária do estado.
Sendo assim, o Setlog MS estuda relançar a discussão sobre a baixa do ICMS do Diesel. No entanto, o presidente Cláudio Cavol, afirma que nos seis meses onde houve a redução de 17% para 12% do imposto do Diesel em 2015, os postos de combustíveis não cumpriram o seu papel. “Não houve empenho suficiente na divulgação. Por exemplo, os postos não fizeram uma campanha de marketing maciça explicando a redução para incentivar o abastecimento ao longo das rodovias estaduais e não promoveram redução nas suas margens de lucro” explica . Segundo ele, a idéia quando foi lançada pelo sindicato, era que a demanda seria tanta que supriria as perdas da arrecadação estadual e isso não aconteceu.
“Em um primeiro momento, os postos deveriam ter reduzido suas margens de lucro para que os caminhoneiros criassem o hábito de abastecer aqui e não em outros estados”, lembra. Hoje, o valor do do Diesel no estado varia entre R$ 3,29 a R$ 3,40, enquanto que no Paraná, o valor é na média de R$ 2,87 e no estado de São Paulo fica em torno de R$ 2,79, preços que fazem com que os motoristas optem por abastecer nesses estados.
“Não adianta fazermos nossa parte, se não há interesse da parte dos postos em baixar o preço, mesmo tendo a redução do imposto”, finaliza.
Fonte: SETLOG MS