Trecho não pavimentado no Chaco Paraguaio é um dos desafios para viabilizar Rota de Integração

Rodovia não pavimentada no Chaco Paraguai. (Foto: Paulo Cruz/Setlog-MS)

Um trecho não pavimentado de cerca de 260 quilômetros na região do Chaco, o Pantanal Paraguaio, é um dos principais desafios no caminho de viabilização da Rota de Integração Latino-Americana (Rila), que pretende ligar por acesso terrestre o Centro-Sul brasileiro aos portos chilenos.

Nesta sexta-feira (25), a expedição formada por empresários e autoridades que percorre a rota para analisar sua viabilidade esteve na região. Após concluir o trecho brasileiro, com os veículos que compõem a comitiva atravessando o rio Paraguai de balsa, o grupo seguiu pela estrada paraguaia.

Sem pavimentação, a estrada alterna trechos com boas condições de trânsito e outros em situação regular, tanto que 3 dos 30 veículos que compõem a expedição, incluindo o da reportagem da TV Morena e G1, enfrentaram problemas, como pneus furados, rasgados e quebra de suspensão.

Conforme o secretário estadual de Infraestrutura de Mato Grosso do Sul, Marcelo Miglioli, que participa da expedição representando o governo do estado, o Poder Executivo do Paraguai está em processo de licitação para pavimentar esse trecho da futura rota, eliminando esse gargalo logístico do projeto.

Neste sábado (26), os integrantes da expedição têm reuniões com o governador do departamento de Boquerón, Edwin Pauls Friesen, e com representantes da comunidade menonita em Loma Plata e depois seguem para Pozo Hondo, ainda no Paraguai e na sequência em Jujuy, na Argentina.

Fonte: Anderson Viegas – G1

Fonte: G1