Rota da Integração Latino Americana

OBJETIVO

Demonstrar tecnicamente a viabilidade econômica do transporte de produtos e insumos que exportamos para os países alcançados pela rota, para a costa oeste estadunidense e para o continente asiático e que importamos dos mesmos, possibilitando, dessa forma, reduzir a distância e, consequentemente, o custo dessas operações.

 

JUSTIFICATIVA

Necessidade de consolidar o processo de integração com as autoridades dos demais países envolvidos e apontar quais processos necessitam de ajustes nas relações comerciais.

 

HISTÓRICO

O tema das rotas de integração ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico pelo centro da América do Sul foi tentado por muitos, porém a iniciativa que vingou foi o projeto SETLOG MS, que desde 2013 se empenhou em apresentar um corredor viável, tanto economicamente quanto socialmente, e que pudesse ser utilizado sem muitas construções novas e sim utilizado a estrutura existente nos países.

Com o intuito de buscar uma saída viável, O SETLOG MS, se acercou de técnicos capacitados, das autoridades e iniciou uma busca incessante para obter o melhor traçado, fez inúmeras incursões partindo de Mato Grosso do Sul com destino aos portos do norte do Chile.

No ano de 2013, após as primeiras viagens percussoras, organizou a primeira delegação saindo de Campo Grande MS, com destino a Iquique no Chile, caminho esse que cruzava o território Boliviano.

Foram realizadas diversas reuniões com as autoridades, com a sociedade e o setor produtivo, onde foi apresentado as potencialidades da rota e os benefícios que ela geraria para as economias dos países e a integração cultural que poderia ser alcançado.

Nessa viagem foi observado que mesmo sendo um caminho já pronto e possível de utilização, apresentava diversos fatores que dificultariam a sua utilização, pois as integrações existentes nas fronteiras dos países eram ineficientes e existiam conflitos de interesses das populações ao longo da via.

 

ROTA VIÁVEL

O SETLOG MS continuou a busca por uma saída viável, buscou a parceria das Universidades e realizou novas incursões, diversas reuniões com as autoridades e o meio acadêmico dos países envolvidos, e apresentou o traçado que poderia contemplar a rota e atender as necessidades das populações locais.

Foram realizados estudos de viabilidade de quatro possíveis rotas: A primeira saindo de Corumbá, passando pela Bolívia e chegando aos portos de Arica e Iquique no norte do Chile.

A segunda saindo de Cuiabá, no estado de Mato Grosso, passando Rondônia e Acre, adentrando no Perú, seguindo até o Porto de Mollendo e Illo, no oceano Pacífico.

A terceira iniciativa partiu de Porto Murtinho cruzando o chaco paraguaio, adentrando na Bolívia em direção a Tarija, passando pelo salar de Uyuni até os portos do norte do Chile.

A quarta rota testada, que foi posteriormente escolhida como rota viável, partiu de Porto Murtinho, cruzando o chaco paraguaio, norte da Argentina, atravessando a Cordilheira dos Andes pelo Paso de Jama com destino aos portos de Iquique e Antofagasta no Chile.

Assim, no ano de 2017, o SETLOG MS reuniu empresários, autoridades de todos os países envolvidos, Universidades e a imprensa e realizou uma nova delegação, partindo de Campo Grande com destino a Antofagasta e Iquique.

A participação das autoridades do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e do Governo Fereral foi de suma importância para a concretização dessa rota, pois deu credibilidade e apontou para os demais países o seu apoio e sua intenção de estabelecer esse corredor bioceânico.

Ao longo do trajeto, foram realizadas reuniões com as comunidades locais, apresentando o projeto, os benefícios que a rota entregaria e o desenvolvimento que seria proporcionado a todos.

As autoridades dos países se convenceram que esse era o caminho ideal, mesmo que algum investimento tivesse que ser feito o trajeto atendia aos interesses de todos.

Definido o trajeto, o SETLOG MS passou a promover e participar de diversas reuniões com as autoridades Brasileiras para alavancar os recursos necessários buscar o entendimento diplomático entre os países e comprometimento de todos com a execução das obras necessárias para a efetivação da Rota da Integração Latino-Americana.

 

 

RILA 2023

Superada as etapas iniciais, com o advento de diversas obras estruturantes, algumas já concluídas e outras em andamento, O SETLOG MS nessa oportunidade estará realizando uma nova incursão, dessa vez levando uma carga produzida no Estado do Mato Grosso do Sul destinada aos Países alcançados pela rota ou para exportação via portos do norte do Chile, e com a possibilidade de trazer uma carga destinada ao nosso Estado.

A necessidade da realização dessa viagem é verificar as condições para a imediata utilização da via e os avanços na área de Aduanas e Autoridades Intervenientes de comércio exterior.

Serão convidados a participar as autoridades representativas dos países que seus territórios são cruzados pela rota.
O veículo será acompanhado ao longo do trajeto, e todo o obstáculo percebido será registrado e apresentado as autoridades em tempo real, para que possa ser equalizado por todos as rotinas e normas para a circulação de bens e pessoas por esse corredor.

A delegação que acompanhará o veículo, participará das reuniões com as autoridades representativas dos países, onde serão apresentados se houveram dificuldades em realizar o trajeto e quais soluções podem ser adotadas para otimizar o tráfego por aquele caminho.

A viagem será realizada até o final do segundo semestre, e ao seu término será apresentado as autoridades e ao mercado, a nova possibilidade de caminho a ser utilizada nas transações comerciais com os países por onde a rota possibilita a ligação, e aquelas destinadas a exportação e importação realizadas pelos portos localizados no Norte do Chile.

Programação

Dia 24/11/2023 (sexta-feira)
Saída de Campo Grande às 10:00 horas;
Chegada em Porto Murtinho às 15:00 horas;
Agenda com autoridades locais Porto Murtinho e Carmelo Peralta;
Travessia dos veículos no Rio Paraguai.

Dia 25/11/2023 (sábado)
Travessia Rio Paraguai – Fazer Imigração Carmelo Peralta;
Visita ao canteiro de obras da ponte;
Início de percurso no Paraguai;
Almoço em Loma Plata;
Agenda oficial da missão com as autoridades locais.

Dia 26/11/2023 (domingo)
Seguir até Mariscal Estigaribia;
Seguir pela picada 500, rumo a Poso Hondo;
Fazer entrada Imigração e Aduana na Argentina;
Almoço em Tartagal;
Seguir para San Salvador de Jujuy;
Pernoite em San Salvador de Jujuy.

Dia 27/11/2023 (segunda-feira)
Seguir rumo a fronteira com o Chile (passo de Jama) Fazer Aduana e Imigração (Argentina e Chile);
Seguir até San Pedro de Atacama – Almoço;
Tarde livre;
Pernoite em San Pedro de Atacama.

Dia 28/11/2023 (terça-feira)
Seguir para Iquique;
Almoço em Iquique;
Agenda com autoridades locais;
Encontro com a carga transportada;
Embarque da carga de retorno;
Pernoite Iquique.

Dia 29/11/2023 (quarta-feira)
Almoço em Iquique;
Agenda Oficial em Iquique (Participação no evento 4º FORO DE LOS TERRITORIOS SUBNACIONALES DEL CORREDOR BIOCEÁNICO CAPRICORNIO, com empresários chilenos, paraguaios, argentinos bolivianos e mais de 600 chineses com tradição em comércio internacional);
Pernoite em Iquique.

Dia 30/11/2023 (quinta-feira)
Seguir para Salta;
Almoço San Salvador de Jujuy;
Jantar em Salta;
Pernoite em Salta.

Dia 01/12/2023 (sexta-feira)
Agenda com autoridades Salta;
Rodada de Negócios;
Seguir San Salvador de Jujuy;
Agenda Oficial Jujuy;
Hotel pernoite.

Dia 02/12/2023 (sábado)
Seguir para Asunción;
Almoço estrada;
Abastecimento Argentina;
Jantar em Asunción;
Pernoite em Asunción.

Dia 03/12/2023 (domingo)
Em Asunción.

Dia 04/12/2023 (segunda-feira)
Agenda Asunción;
Almoço Asunción;
Jantar Ponta Porã;
Pernoite em Ponta Porã.

Dia 05/12/2023 (terça-feira)
Retorno e chegada em Campo Grande.

 

 

Patrocinadores

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Consórcio Noma

Consórcio Scania

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Noma – Montanha

PB Lopes

Porto Seguro

Remat Group

Volvo – Rivesa Rivemat